terça-feira, 30 de setembro de 2014

A Cor dos Alimentos e os seus Benefícios à Saúde


Imagem: Internet
Os profissionais da nutrição são unânimes: quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é. Isso porque diferentes tonalidades dos alimentos indicam propriedades nutricionais diversas, que, quando combinadas, formam uma refeição completa, cheia de saúde.

A nutricionista Cinthia Julião, da rede de fast-food saudável Mixirica, elenca as cores de frutas e legumes mais comuns e os benefícios que cada uma oferece:

- Alimentos Brancos:
(Alho, cebola, etc.)
São alimentos que possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol.

- Alimentos Roxos:
(Repolho roxo, uva, beterraba, berinjela, etc.)
São ricos em ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce da pele. Contém também substâncias como resveratrol e as antocianinas que são capazes de diminuir o risco de desenvolvimento de células cancerígenas.

- Alimentos Vermelhos:
(Tomate, pimentão vermelho, morango, maça, etc.)
Eles possuem antoacina, um flavonoide com ação imunoestimulante que ajuda no sistema circulatório. Já o licopeno, presente em grande quantidade, é um antioxidante bastante conhecido que auxilia na prevenção da osteoporose.

- Alimentos Verdes:
(Alface, rúcula, ervilha, espinafre, etc.)
São alimentos ricos em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e especialmente importante para as gestantes, pois auxilia na boa formação do tubo neural do bebê. Além disso, possuem luteína, betacaroneto, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, todos importantes para fortalecer o organismo.

- Alimentos Amarelos:
(Manga, batata, mandioquinha, chilli amarelo, laranja, etc.)
Importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, visão e coração. Também beneficiam a pele e a mucosa. São ricos em betacaroneto e vitamina C.

Texto: Bolsa de Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário