Imagem: Internet
Os profissionais da nutrição são unânimes: quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é. Isso porque diferentes tonalidades dos alimentos indicam propriedades nutricionais diversas, que, quando combinadas, formam uma refeição completa, cheia de saúde.A nutricionista Cinthia Julião, da rede de fast-food saudável Mixirica, elenca as cores de frutas e legumes mais comuns e os benefícios que cada uma oferece:
- Alimentos Brancos:
(Alho, cebola, etc.)
São alimentos que possuem alicina, uma substância que auxilia na redução do colesterol.
- Alimentos Roxos:
(Repolho roxo, uva, beterraba, berinjela, etc.)
São ricos em ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce da pele. Contém também substâncias como resveratrol e as antocianinas que são capazes de diminuir o risco de desenvolvimento de células cancerígenas.
- Alimentos Vermelhos:
(Tomate, pimentão vermelho, morango, maça, etc.)
Eles possuem antoacina, um flavonoide com ação imunoestimulante que ajuda no sistema circulatório. Já o licopeno, presente em grande quantidade, é um antioxidante bastante conhecido que auxilia na prevenção da osteoporose.
- Alimentos Verdes:
(Alface, rúcula, ervilha, espinafre, etc.)
São alimentos ricos em ácido fólico, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e especialmente importante para as gestantes, pois auxilia na boa formação do tubo neural do bebê. Além disso, possuem luteína, betacaroneto, ferro, cálcio, fósforo e clorofila, todos importantes para fortalecer o organismo.
- Alimentos Amarelos:
(Manga, batata, mandioquinha, chilli amarelo, laranja, etc.)
Importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, visão e coração. Também beneficiam a pele e a mucosa. São ricos em betacaroneto e vitamina C.
Texto: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:
Postar um comentário