Imagem: Internet
A corrida de rua teve um grande crescimento nos últimos anos, especialmente pelo aumento do número de atletas amadores. A Maratona de Boston e a Corrida de São Silvestre, por exemplo, hoje limitam suas inscrições a 25 mil e 20 mil participantes, respectivamente. Esses dados demonstram que as pessoas buscam cada vez mais fugir do sedentarismo ou até mesmo perder peso com a prática de alguma atividade física.
Com o aumento dos adeptos da corrida, houve significativo crescimento na fabricação de acessórios específicos, voltados para esse segmento, como os tênis, por exemplo, que hoje são encontrados nos mais diversos modelos.
Mas de acordo com o ortopedista Ricardo do Carmo Bastos, do Hospital de Clínicas Padre Miguel, no Rio de Janeiro, o consumidor deve se preocupar com a característica de sua pisada para evitar lesões inesperadas: “O corredor deve avaliar se sua pisada é pronada, neutra ou supinada. Isso pode ser feito com o uso de uma baropodometria, disponível em algumas clínicas e lojas de calçados. Depois de saber como é a pisada, o atleta deve procurar o calçado próprio para ela”, ressaltou Ricardo.
O uso de calçados inadequados pode precipitar lesões nas articulações, principalmente no tornozelo e no joelho: “O calçado errado pode provocar estresse por sobreuso de uma ou mais articulações, músculos (dor muscular de membros inferiores e lombalgias), tendões (tendinites) e fáscias (fasciíte plantar)”, complementou o especialista.
Além desses problemas de saúde, a inadequação do tênis também pode atrapalhar o desempenho do atleta. Por isso, é preciso atentar para os benefícios do tênis, seu modelo ideal e para que tipo de exercício ele é recomendado. Seguindo essas valiosas dicas, o corredor pode melhor seu desempenho físico, sem traumas para a saúde.
Texto: Suadieta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário